Energia solar é a 2ª maior fonte energética do país: Como ter em casa?

Por Maiara Marinho UOL/Ecoa

A energia solar é a segunda maior fonte de energia no Brasil. Com 23,9 gigawatts (GW) em operação, fica atrás apenas da fonte hídrica e ultrapassou a eólica, segundo levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). O resultado foi obtido através da soma de usinas e sistemas próprios de geração de energia, como o uso doméstico, por exemplo. Com isso, em 2022 a energia solar teve um crescimento de 64% em relação a 2021.

Em 2023 o Brasil alcançou a marca de 1,6 milhão de sistemas instalados em todo o país e, destes, 79% são residenciais para autoconsumo local, explica Arthur Siqueira, Engenheiro Eletricista e Grupo de Pesquisa em Governança Energética da IEE/USP. Hoje existem 75,2 milhões de residências aptas a adotarem energia solar no país, mas apenas 2,2% delas se beneficiam deste sistema.

O que é energia solar? Energia solar, como o próprio nome diz, é uma fonte de energia. Nesse sistema, a luz do sol é captada e pode ser transformada em eletricidade, que é o caso da energia solar fotovoltaica, e em calor para aquecer água, chamada energia solar heliotérmica. Ainda segundo a Absolar, estima-se que essa tecnologia pode diminuir em até 90% o valor da conta de luz. Além de uma promessa econômica para o país, esse tipo de energia é renovável, que é considerada como limpa por utilizar recursos inesgotáveis, como o sol, para gerar eletricidade — ao contrário do petróleo, carvão mineral, entre outros, que são esgotáveis.

Compartilhe

outros artigos